Palmeiras

As palmeiras, são plantas de grande elegância, devido as suas mais variadas espécies, conferindo-as como  plantas versáteis, excelentes como composição paisagística, utilização de seus frutos e palmitos, na geração de renda e também de plantios comerciais como é o caso do Açaí, a Juçara e o próprio côco.

Da família da Arecaceae, chega a atingir cerca de 205 gêneros e 2500 espécies. São plantas perenes, arborescentes, tipicamente com um caule cilíndrico e não ramificado do tipo estipe, atingindo grandes alturas.

A Nativo Florestal inicia o seu plantio de algumas espécies, procurando atender as demandas em diversas áreas. Veja abaixo as espécies recém produzidas.

PALMEIRA REAL- Archontophoenix alexandrae
Origem -  Austrália

De folhagem elegante, é indicada o plantio em parques e jardins espaçosos. Também tem sido cultivada para a produção comercial de palmito no sul e sudeste do Brasil. Palmeira de rápido crescimento e adaptada a regiões subtropicais, tronco de 15 a 20 m de altura e em torno de 17 cm de diâmetro, apresenta palmito vistoso e grosso.


PALMEIRA TRIÂNGULO - Dypsis decary
Origem - Madagascar

Muito ornamental pela característica singular da distribuição trística das folhas e cor acizentada. Adequada para jardins, parques, com grande rusticidade e de crescimento lento. Possui caule simples, ereto chegando a atingir entre 3 a 6 m de altura e 30 a 40 cm de diâmetro.




PALMEIRA JUÇARA - Euterpe edulis
Origem - Sul da Bahia e Minas Gerais até o Rio Grande do Sul na mata atlântica em Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná nas matas ciliares, ocorre ainda na Argentina e Paraguai.

Planta de grande beleza arquitetural, cultivada principalmente no paisagismo no sul do país. Sua utilização é voltada principalmente para a produção do palmito in natura e em conservas. Tronco simples, de até 20 m de altura, com base de folhas formando o palmito. Seu tronco é utilizado em construções rurais.



LEQUE DA CHINA - Livistona chinensis
Origem - China Central, Bonim e ilhas Ryukyu, Kyushu

Pioneira em cultivo em vasos, sendo frequente no paisagismo de parque e jardins em todo o Brasil. É largamente produzida em regiões tropicais e subtropicais. Com tronco simples, anelado e fissurado de 5 a 15 m de altura e cerca de 20 cm de diâmetro. Palmeira muito rústica, apresentando lento crescimento.


TAMAREIRA DAS CANÁRIAS - Phoenix Canarienses
Origem - Ilhas Canárias

Com características paisagísticas devido ao volume e porte da planta. Tronco espesso, robusto, simples, marcado por cicatrizes das folhas, pode chegar de 12 a 15m de altura e 46 cm de diâmetro em média quando adulta.


PALMEIRA REAL GARRAFA - Roystonea borinquena
Origem - Porto Rico, Haiti, República Dominicana e Ilhas Virgens

Com grande beleza ornamental é indicada para o cultivo em locais expostos e espaçosos, seu tronco é simples, espesso com delineamento sinuoso, de 12 a 18 m de altura e cerca de 25 cm de diâmetro na região mais acinturada e 50 cm na base. Rápido crescimento a pleno sol.


PALMEIRA RAPHIS - Raphis excelsa
Origem - Sul da China

Largamente difundia no Brasil, é bastante cultivada em vasos para decoração de interiores, parque e jardins é uma das mais cultivadas no mundo. Palmeira subtropical rústica, de lento crescimento.Caules múltiplos, revestidos por remanescentes das folhas já caídas e por tecido fibroso marron, formando touceiras de 1,5 a 3 m de diâmetro.








Nenhum comentário:

Postar um comentário